sexta-feira, 26 de junho de 2015

Projeto "O uso da língua inglesa numa perspectiva sócio-ambiental".

Professora orientadora: Cecília Rejane Duarte
Alunos Autores: Anna Hygea Vieira, Daniela Fernandes, Débora Oliveira, Ediwenne Brito, Gabriela Paulino, João Pedro Farias, Larissa Paulino, Leandro Pereira e Luana Barbosa.

Introdução
       É preocupação constante e salutar enfatizar a importância e uso e difusão da língua inglesa no contexto contemporâneo, sobretudo no ambiente social em que estão inseridos professores, profissionais da educação e principalmente os alunos cidadãos conscientes da hegemonia do inglês sobre as outras línguas, inclusive a relação linguística íntima com nosso português em vários campos da comunicação nos dias atuais. O inglês está presente no esporte, no cinema, na economia, enfim em todos os setores e convívio com nossos semelhantes vemos em quase todos os lugares palavras e expressões e outros sinais gráficos em outdoors da cidade e periferias, etc. Devemos refletir sobre este tema com muito interesse e também com uma perspectiva cultural imprescindível numa visão do mercado de trabalho tão exigente em que vivemos. Hoje quem domina razoavelmente uma segunda língua tem mais chances de conseguir um emprego melhor do que outros por aí... Portanto, o uso da língua inglesa nesta perspectiva citada no projeto é consistente e fundamental não só cenário local, mas também global.

Objetivos
       Os objetivos que tivemos em mente como grupo foi mostrar para a comunidade escolar e social, a importância do uso da língua inglesa no âmbito sócio – ambiental, e por que não cultural com todas as suas implicações didático – pedagógicas de uma forma ampla no contexto atual em que convivemos. Este projeto tem também como objetivo conscientizar nossos alunos e demais seguimentos sociais sobre a relevância do aprendizado, pelo menos básico, da língua estrangeira, de uma segunda língua como o inglês, incontestavelmente viva na comunicação internacional no mundo globalizado e virtual.

Justificativa 
      Este projeto foi uma iniciativa surgida da ideia de um grande grupo desta escola e para atender as exigências pedagógicas e necessidades da comunidade estudantil, com o foco principal do uso da língua inglesa numa perspectiva sócio – ambiental, sem perder de vista a importância da língua inglesa como mais importante na comunicação entre os povos nos dias de hoje.

Metodologia
       Com o propósito de estudar a língua inglesa, formamos uma equipe com alguns professores e alunos para traçar uma meta para a Feira de Ciências. A equipe de mais ou menos 10 pessoas se articularam para buscar mais conhecimentos acerca do tema. Foi feito uma pesquisa e desenvolvemos, a língua inglesa em uma perspectiva sócio – ambiental. A equipe estudou palavras da língua inglesa usadas no dia – a – dia, e a partir delas desenvolvemos poemas, paródias e apresentações de slides.

Palavras chave
      Hegemonia, sócio – ambiental , cultural, aprendizado, comunicação estudantil, perspectiva cultural, mercado de trabalho.

Referências bibliográficas
  • Ingleswinner.com/blog/postagem/100-palavras-em-ingles-que-usamos-dia-dia
  • Blogabcmicrocamp.com.br/sem-categoria/palavras-em-ingles-usadas-no-dia-a-dia










































Nenhum comentário:

Postar um comentário