terça-feira, 23 de junho de 2015

Projeto - "Crato: da Missão do Miranda à cidade Média”

Orientadores: Antonia  Reginalda  -  aregysb@gmail.com; e Luciano Francisco de Melo luciano.educ@yahoo.com.br
Alunos participantes: Camila Saturnino, Cícera Cintia, Heloiza Namy, Karina Soares, Maurício Vieira, Tamires Batista, Vanessa Clarindo e Vitória Regis.  

INTRODUÇÃO
       A paisagem urbana sob todos os aspectos é criada no cotidiano dos habitantes da cidade em profunda articulação entre o novo e o velho. Desde a criação da Missão do Miranda, no século XVIII até as ultimas décadas do século XX, a cidade do Crato teve um crescimento lento, mas a partir dos anos 90 o crescimento urbano se intensifica dando aspecto de cidade média. Em se tratando de “espaço construído”, dá-se a sobreposição do rural pelo urbano... Da natureza pelo trabalho do homem. Assim, a transferência da Missão do local primitivo, sítio Miranda, onde hoje se ergue o Estádio Mirandão, para a margem direita do rio granjeiro e a posterior expropriação e expulsão dos indígenas configura o fato de que acesso a Terra, à cidade e ao solo urbano ocorrem historicamente, pelo mecanismo do mercado onde “a terra tornou-se mercadoria do modo de produção capitalista” (RODRIGUES, 1994, p.18) adquirida sob a ótica da propriedade privada. Neste contexto, a urbanização cratense atendendo aos interesses do mercado cresce contraditoriamente rumo ao extinto aldeamento da Missão do Miranda; de forma desordenada e sem o devido respeito às leis ambientais.  
OBJETIVO GERAL
Ø   Analisar a origem do núcleo urbano do Crato e os fatores que estão possibilitando a rápida expansão urbana da cidade orientada para o local da antiga Missão do Miranda e perceber as implicações socioespacial e ambiental, provocadas pelo novo arranjo espacial do urbano cratense enquanto cidade média;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø  Fazer uma abordagem histórica sobre a origem da cidade do Crato, da primitiva Missão do Miranda e sua transferência a margem direita do rio granjeiro, onde hoje se localiza a praça da Sé.
Ø   Analisar os aspectos jurídicos, econômicos e sociais que impulsionam a valorização dos terrenos e imóveis que acarreta a especulação imobiliária atual da área e adjacências do antigo aldeamento do Miranda.
Ø   Observar o papel dos órgãos ambientais para a preservação da fauna e da flora na área de estudo;
Ø    Analisar e discutir os aspectos relevantes quanto ao planejamento urbano do Crato como cidade  média.    
                                      
METODOLOGIA
          O projeto sobre “Crato: da Missão do Miranda à cidade Média” será desenvolvido de forma interdisciplinar através de pesquisa bibliográfica, estudo de campo e analise de imagens de satélite da área de estudo. Inicialmente será selecionado o referencial teórico necessário para o desenvolvimento do trabalho; com o uso de imagens de satélites, a área de estudo será delimitada; em seguida será realizada uma aula de campo em que na ocasião os alunos tirarão fotografias e aplicarão os questionários, que serão destinados a historiadores, aos órgãos ambientais, as secretarias e departamentos competentes do município, o setor privado e aos moradores da área estudada. De posse dos materiais e recursos provenientes da pesquisa será realizado a produção de um cordel que deverá retratar em rimas  a história do Crato, seu crescimento urbano enquanto cidade média e suas implicações ambientais a longo e médio prazo.

RELEVÂNCIA DO PROJETO
O estudo sobre a origem e crescimento de uma cidade de porte médio e de riqueza natural exuberante como o Crato-CE é de fundamental importância, pois é através da pesquisa, do olhar cientifico que se pode perceber e explicar os fatores relevantes com relação a sua história e sua expansão urbana.                                                                                                                        .                                                                            
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A partir da realização deste trabalho percebeu-se que há muitas referencias sobre a origem do Crato, mas em contrapartida há poucos registros sobre a primitiva Missão do Miranda e de seu local de origem. Houveram mudanças significativas e pontuais no crescimento urbano do Crato, bem como, a problemática ambiental e social típicas das cidades médias estão presentes no urbano cratense. Esse estudo possibilitou uma reflexão sobre a história da cidade do Crato e sua importância enquanto cidade média do Cariri.

REFERÊNCIAS
Ø  BORGES, Raimundo de Oliveira. Memória Histórica da Comarca do Crato. UFC – Casa de José de Alencar, Programa Editorial, 1997.
Ø  CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989.
Ø   RODRIGUES, Arlete Moysés. Moradia nas cidades brasileiras.  São Paulo: Contexto, 1994.
Ø   SPOSITO, Eliseu Savério. Redes e cidades. São Paulo: editora UNESP, 2008.
Palavras-chaves: Missão do Miranda, Crato, Urbanização, cidade média,  mercado e impactos ambientais.

                                                         
Estádio Mirandão e UPA (ao lado)                                

Igreja da Sé
  




















Nenhum comentário:

Postar um comentário