segunda-feira, 22 de junho de 2015

PROJETO CARDÁPIO DE LEITURA: “A LEITURA NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA”.


Responsável: Prof. Isylla Mônica Alves Nunes.
Alunos(as): Josilene, Fernanda, Janne Kelly, Ellen, Emilly, Brenna, Alice, Louanny .
Público-alvo: 9º ano “A”

APRESENTAÇÃO

Ler e interpretar é a base para aquisição de todo e qualquer conhecimento. Com o intuito de desenvolver em nossos alunos a leitura fluente, a escrita, a interpretação e o gosto pela leitura; vimos a necessidade de desenvolver um projeto de leitura, envolvendo os alunos da turma do 9o ano “A”.
A leitura é imprescindível para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a emancipação social e para a promoção da cidadania.
Neste âmbito, focamos a leitura de gêneros literários como a crônica, a poesia, o conto e o romance para a construção de cardápios, onde são elencadas as obras lidas pelos alunos em cada bimestre.
Esperamos com o desenvolvimento deste trabalho, que o nosso aluno possa ler com funcionalidade, analisar, criticar, julgar, posicionar-se diante do que lê, e que possa ser agente multiplicador de leitores em nossa escola.

PALAVRAS- CHAVE: Leitura, alunos, habilidades, competências, cidadania.
 
OBJETIVOS
• Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
• Facilitar o acesso a diversos gêneros literários, buscando efetivar , enquanto processo, a leitura e a escrita;
• Possibilitar o surgimento de agentes multiplicadores do público leitor na escola;

METODOLOGIA
*Levantamento dos alunos da turma que não possuem carteirinha da Biblioteca;
*Encaminhar a confecção das carteirinhas de leitor junto ao Centro de Multimeios;
*Divisão da turma em equipes para a realização do trabalho;
*Orientar os alunos para fazerem a locação dos livros de acordo com a escolha do gênero em cada bimestre;
*A partir da leitura, preparar um cardápio com as referências bibliográficas dos livros e um comentário individual de cada participante da equipe, incentivando a leitura da obra;
*Cada equipe deverá criar uma capa bem criativa para o seu cardápio;
*Realização de rodas de leitura em sala de aula.


RESULTADOS
Com o desenvolvimento deste trabalho, que ainda está em andamento, pudemos observar um aumento no número do público leitor em sala de aula; o aperfeiçoamento das habilidades de leitura referentes a cada um dos gêneros já trabalhados bimestralmente e do desenvolvimento de habilidades de leitura que possibilitem ao aluno o exercício pleno de sua cidadania.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A partir das atividades desenvolvidas em cada bimestre, onde focamos a leitura de um tipo de gênero, pudemos constatar que surgiu um interesse natural pela leitura em cada um dos participantes do projeto, bem como o interesse de outros alunos da turma em adquirir a carteirinha da Biblioteca para leitura livre; e boa parte da turma vem adquirindo competências leitoras para o exercício de sua cidadania ampliando a sua visão e leitura de mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário