Responsável: Prof. Isylla Mônica Alves Nunes.
Alunos(as): Josilene, Fernanda, Janne Kelly, Ellen, Emilly, Brenna, Alice, Louanny .
Público-alvo: 9º ano “A”
APRESENTAÇÃO
Ler e interpretar é a base para aquisição de todo
e qualquer conhecimento. Com o intuito de desenvolver em nossos
alunos a leitura fluente, a escrita, a interpretação e o gosto pela
leitura; vimos a necessidade de desenvolver um projeto de leitura,
envolvendo os alunos da turma do 9o ano “A”.
A leitura é imprescindível para o desenvolvimento
de habilidades essenciais para a emancipação social e para a
promoção da cidadania.
Neste âmbito, focamos a leitura de gêneros
literários como a crônica, a poesia, o conto e o romance para a
construção de cardápios, onde são elencadas as obras lidas pelos
alunos em cada bimestre.
Esperamos com o desenvolvimento deste trabalho, que
o nosso aluno possa ler com funcionalidade, analisar, criticar,
julgar, posicionar-se diante do que lê, e que possa ser agente
multiplicador de leitores em nossa escola.
PALAVRAS- CHAVE: Leitura, alunos, habilidades, competências, cidadania.
OBJETIVOS
• Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
• Facilitar o acesso a diversos gêneros literários, buscando efetivar , enquanto processo, a leitura e a escrita;
• Possibilitar o surgimento de agentes multiplicadores do público leitor na escola;
METODOLOGIA
*Levantamento dos alunos da turma que não possuem carteirinha da Biblioteca;
*Encaminhar a confecção das carteirinhas de leitor junto ao Centro de Multimeios;
*Divisão da turma em equipes para a realização do trabalho;
*Orientar os alunos para fazerem a locação dos livros de acordo com a escolha do gênero em cada bimestre;
*A partir da leitura, preparar um cardápio com as referências bibliográficas dos livros e um comentário individual de cada participante da equipe, incentivando a leitura da obra;
*Cada equipe deverá criar uma capa bem criativa para o seu cardápio;
*Realização de rodas de leitura em sala de aula.
RESULTADOS
Com o desenvolvimento deste trabalho, que ainda está
em andamento, pudemos observar um aumento no número do público
leitor em sala de aula; o aperfeiçoamento das habilidades de leitura
referentes a cada um dos gêneros já trabalhados bimestralmente e do
desenvolvimento de habilidades de leitura que possibilitem ao aluno o
exercício pleno de sua cidadania.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A partir das atividades desenvolvidas em cada
bimestre, onde focamos a leitura de um tipo de gênero, pudemos
constatar que surgiu um interesse natural pela leitura em cada um dos
participantes do projeto, bem como o interesse de outros alunos da
turma em adquirir a carteirinha da Biblioteca para leitura livre; e
boa parte da turma vem adquirindo competências leitoras para o
exercício de sua cidadania ampliando a sua visão e leitura de
mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário