GUIA DE PROFISSÕES


CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIOLOGIA)
O biólogo é o cientista que tenta desvendar os mistérios da origem e da evolução dos seres vivos. Seus estudos e pesquisas podem resultar em importantes descobertas para a preservação do meio ambiente, para o desenvolvimento da agropecuária, indústrias ou na cura de doenças.
As ciências biológicas se dividem em diversas especialidades, cobrindo vários seguimentos, como genética e biotecnologia, biofísica, botânica, bioquímica, ecologia, fisiologia, zoologia. Destas,a que tem obtido maior destaque e avanço científico é a biotecnologia, responsável, por exemplo, pelo desenvolvimento das espécies vegetais transgênicas.

Mercado de trabalho

Esse amplo universo de especialidades abre um leque de oportunidades para quem deseja se dedicar às ciências biológicas. O estudante pode decidir na faculdade se pretende lecionar, optando logo pela licenciatura, ou trabalhar na iniciativa privada (indústrias farmacêuticas, fábricas de celulose, laboratórios), geralmente como pesquisador ou consultor. Os maiores salário estão na área de pesquisa, principalmente para os especialistas em elaboração de relatórios de impactos ambiental (Rima) e de estudos de impacto ambiental (EIA).

Duração do curso
A graduação dura, em média, quatro anos.
(Fonte: Guia de Profissões, Barsa Planeta, p. 52)

 
DIREITO
Uma das funções principais do bacharel em direto é zelar pela harmonia e correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público, analisando as disputas e conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e nas leis penais, civis, previdenciárias, tributárias e comerciais.
O advogado atua na composição dos conflitos na defesa de seu cliente. O bacharel em direito pode optar entre seguir a profissão de advogado, após ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do brasil(OAB), ou a carreira jurídica, atuando como defensor público, juiz, promotor de justiça, delegado de polícia e outras funções mais burocráticas. Nesses casos, o bacharel é obrigado a prestar concurso público.

Mercado de trabalho
A especialização em uma área é fundamental para quem vai exercer a advocacia. Além dos campos tradicionais, o direito do consumidor, ambiental e arbitragem internacional são novos ramos que abriram boas oportunidades. Se a intenção for seguir outra carreira jurídica, basta verificar as exigências e prestar as dezenas de concursos públicos abertos mensalmente.

Duração do curso
A graduação em direito, dura cinco (anos), em média.
(Fonte: Guia de Profissões, Barsa Planeta, p. 28)




EDUCAÇÃO FÍSICA
Organizar, executar e supervisionar programas de atividades físicas e esportivas para pessoas ou grupos são atribuições do bacharel em educação física. Além disso, auxilia no tratamento de portadores de defeitos físicos, elaborando e aplicando exercícios especiais e prepara crianças e adultos para as diferentes variedades de esportes.
Características que ajudam na profissão: boa coordenação motora, preparo físico, concentração, facilidade em comunicar-se e lidar com o público, concentração, atenção, paciência, meticulosidade.

Mercado de trabalho
Nas academias de ginástica há boas oportunidades de trabalho, mas a área de ensino é a mais aquecida. A maior procura é por profissionais capacitados para trabalhar com crianças com dificuldades de aprendizado, problemas mentais ou deficiências sensoriais. Há também mercado em escolas, clubes, associações esportivas, hotéis, condomínios e empresas preocupadas com a saúde e a boa forma de seus funcionários.

Duração do curso
A graduação em educação física dura, em média, quatro anos. Para exercer a profissão é necessário o registro no Conselho Federal de Educação Física e, para lecionar, é preciso o diploma de licenciatura.
(Fonte: Guia de Profissões, Barsa Planeta, p. 94)

ECONOMIA

É o estudo do uso pelo homem dos recursos existentes para a produção de bens e materiais bem como a sua acumulação e distribuição na sociedade. É o profissional que tem a responsabilidade de planejar e executar as ações que visem solucionar problemas de ordem financeira, econômica e administrativa companha as variações do mercado financeiro, e tudo aquilo que diga respeito à economia do país para de posse dos dados ter condições de viabilizar projetos comerciais e empresariais.

Mercado de trabalho
o economista pode trabalhar em questões de amplitude como problemas e atividades econômicas do país, região ou comunidade (macroeconomia) ou realizar análises em escala reduzida, por exemplo, a um empresa ou mercado específico. São diversas as áreas de atuação, como avaliação de projetos, comércio internacional, economia agrícola, economia financeira, economia de recursos humanos, economia do trabalho, economia urbana, macroeconomia e teoria econômica. Os setores em alta são o de políticas públicas, mercado financeiro, planejamento estratégico, economia ambiental, mediação e arbitragem e economia agroindustrial, podendo o economista tralhar em órgãos públicos, empresas privadas, empresas de planejamento, assessorias, consultorias, instituições de pesquisa, financeiras e bancos.

Duração do curso
A graduação em economia dura quatro anos, em média.

(Fonte: Guia de Profissões, Barsa Planeta, pp. 29)
 
 
ENFERMAGEM
O profissional de Enfermagem (enfermeiro ou enfermeira) é o responsável dos primeiros socorros, passando pelo agendamento de consultas médicas diárias, elaboração de fichas dos pacientes e registros de ocorrências e encaminhamentos à realização dos tratamentos simples (curativos, aplicação de injeções e administração de remédios sob orientação médica). É, enfim, quem cuida das atividades de expediente do ambulatório médico, além de gerenciar o estoque de medicamentos destinados ao uso diário e manter a higiene e limpeza do local.

Mercado doe trabalho

Há uma grande carência de enfermeiros graduados justamente. Por isso, há um bom mercado de trabalho, que cresce com o aumento da expectativa de vida da população brasileira e das necessidades de assistência à saúde, mesmo com a concorrência dos técnicos e auxiliares de enfermagem. Inclusive a remuneração do enfermeiro com cursos superior é superior à dos técnicos.
As principais áreas para o enfermeiro são o atendimento domiciliar, a enfermagem geriátrica (para idosos), a enfermagem de saúde pública e a enfermagem médico-cirúrgica.

Duração do curso
A graduação em enfermagem dura, em média, quatro anos. É obrigatório o registro no Conselho Regional de Enfermagem para exercício da profissão.
(Fonte: Guia de Profissões, Barsa Planeta, pp. 54-55)

 
FILOSOFIA
Quando o homem começou a definir a filosofia como um ramo da ciência humana, não havia as divisões que hoje conhecemos. O filósofo, portanto, deveria conhecer não só os meandros do pensamento, mas matemática, astrologia, química, física, artes. Era um intelectual completo. Mas com as ramificações das ciências no ensino tradicional, a filosofia se restringiu à busca do conhecimento sobre o mundo e o homem mediante investigação e questionamento da essência da natureza e de conceitos como pensamento, consciência e razão.
Mas a graduação apenas orienta o aluno a estudar as mais importantes ideias filosóficas concebidas desde Tales de Mileto, o primeiro filósofo ocidental de que se tem registros, até os contemporâneos. Pensar filosoficamente ou criar algum pensamento filosófico é algo que vai depender estritamente do indivíduo, de um apurado senso de observação, da capacidade de análise, senso crítico e da argumentação.
Quem deseja se graduar em filosofia deve gostar muito de ler, não ter preguiça de pensar nem ter medo de matérias como lógica, metafísica, ética, dialética e existencialismo.

Mercado de trabalho

Ao contrário do que acontece nos EUA e em alguns países da Europa, onde o filósofo pode viver escrevendo livros e textos para diversas publicações, no Brasil, o mercado está restrito ao magistério, do ensino médio ao superior. Se for professor de faculdade, poderá desenvolver estudos e pesquisas, que geralmente ficam restritos à academia.

Duração do curso
A graduação em filosofia dura, em média, quatro anos.
(Fonte: Guia de Profissões, Barsa Planeta, p. 30)




HISTÓRIA
A graduação é calçada nos períodos históricos mais importantes, dos primeiros grandes registros aos atuais, e na relação com a filosofia, sociologia, antropologia e economia. O aluno de história precisa ser, antes de tudo, um curioso amante do conhecimento. A medida que se aprofunda nos períodos fundamentais, vai compreendendo como um fato determinou ou motivou os seguintes e o porquê de vários problemas e como se chegou a várias soluções que entendemos por essências hoje em dia.
Qualquer que seja o curso ou profissão que uma pessoa escolha estará ligado necessariamente à história, e seu entendimento na área seguida pode ser uma peça fundamental no desenvolvimento profissional. Saber o que já foi feito e as dúvidas solucionadas pode ajudar numa questão atual.

Mercado de trabalho
Apesar da característica de amplos recursos de conhecimento, o graduado em história precisa recorrer ao magistério (ensino fundamental, médio e superior) para sobreviver ou viabilizar outros projetos pessoais. Vai depender do profissional se limitar às salas de aula ou desenvolver trabalhos para instituições que podem ajudar o profissional a prestar serviços com apelo comercial, como históricos empresariais ou eventos para entidades culturais,privadas ou públicas.
Se a ideia for elaborar pesquisas e trabalhos acadêmicos, três requisitos fundamentais: domínio do português, bom texto e conhecimento do assunto. É na conjugação deste tripé que a maioria dos acadêmicos falha. Muitas vezes dominam o assunto, mas não sabem escrever. Isso, claro, se o profissional desejar ter o trabalho publicado e lido fora das Universidades, por um público maior.
Durante a graduação, as boas faculdades oferecem matérias optativas. Essas disciplinas são boas porque ampliam o universo de conhecimento dos estudantes e podem sugerir o assunto para uma especialização, fundamental para os que desejam ser professores universitários.

Duração do curso
o curso superior de história dura, em média, quatro anos.
(Fonte: Guia de Profissões, Barsa Planeta, p. 31)

Nenhum comentário:

Postar um comentário