quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015



“GRUPO ESCOLAR JOSÉ ALVES DE FIGUEIREDO
Por ocasião da inauguração do GRUPO ESCOLAR JOSÉ ALVES FIGUEIREDO, no bairro Vilalta, a 21 de junho, J. de Figueirêdo Filho pronunciou as seguintes palavras:

     Exmo. Snr. Governador Virgílio Távora:
     Demais autoridades:
Em nome da família, agradeço ao Exmo. Snr. Dirigente do Ceará e ao Exmo. Snr. Secretário de Educação e Cultura – Jader de Figueiredo Corrêia, a honra da escolha do nome de José Alves de Figueirêdo para o Grupo Escolar, dêste pitoresco e popular bairro citadino.
Meu pai foi homem de personalidade bem singular. Inteligente e vontadoso, venceu na vida por esfôrço próprio. Foi uma vitória de autêntico auto-didata. Fez apenas desmantelado curso primário e conseguiu tornar-se o jornalista regional mais em evidência, quase da primeira metade do século presente. O convívio da farmácia foi seu maior mestre. Foi escritor e poeta dos mais primorosos da gleba caririense.
     Mercê de sua pena brilhante e corajoso(a), chegou a ocupar o mais alto posto da administração do município.
     Homem de ação, formou na linha de frente, em 1904, quando nossa terra jogou fora a prepotência do mandonismo pessoal, já superado.
Sua virtude esponêncial, porém, foi a caridade, que êle soube cultuar, ao máximo, ao lado da esposa – minha mãe – Emília. Sua farmácia parecia um pôsto gratúito de saúde.
     Por tudo isso, julgo que seu nome será tutelar para êste opulento educandário, honra duma administração, com a ajuda sempre presente de Deus e com seu exemplo a ser seguido pela juventude que afluirá, sedenta de luz, a êstes salões.”
(transcrição literal do texto da Revista Itaytera. Nº 10, Anos 1965-1966, p.246. Instituto Cultural do Cariri, Crato-CEARÁ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário