quinta-feira, 29 de novembro de 2012

II Semana Cultural Afro-Brasileira - País Angola


Nós tivemos muita dificuldade nessa gincana, pois foram muitas desistências. E ás vezes sentimos vontade de acabar com tudo de vez, mas fomos aos poucos tirando essa ideia da cabeça.
Era preciso que nos reuníssemos todos os dias na casa de alguém para tomar decisões a respeito da gincana, decidimos tudo juntos consultando a cada integrante do grupo, acho que nosso ponto forte foi a união.
Desenvolvemos a primeira prova (o mapa) com muita paciência e muita praticidade, eu diria. Foi muito tempo, pois desenvolvemos por etapas. Foi preciso trabalho de equipe, sem isso nunca conseguiríamos.
Um amigo nos ajudou com a fantasia e com informações valiosas, e a internet foi muito útil. Foi difícil, mas conseguimos, foi difícil porque, tínhamos pouco tempo, mais esse era o nosso grande desafio, desenvolver um número artístico em menos de três dias (esse era o tempo que tínhamos depois de terminar o mapa).
Foi tudo de improviso, pois nenhum dos planos que fizemos deu certo, tínhamos que nos virar do jeito que dava (essa foi uma das maiores dificuldades), mas a sorte estava á nosso favor.
Mas fomos à luta e quando nos esforçávamos um pouco mais não era difícil, pois lá no fundo sabíamos que éramos capazes. Mas apesar de tudo que passamos terminamos e podemos dizer que fizemos tudo que estava ao nosso alcance.

Por: Mailmy kelvia.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

II Semana Cultural Afro-Brasileira. País Somália.

 
Durante os dias 23 e 30 de Novembro de 2012, a E.E.F.M José Alves de Figueiredo, realiza a II Semana Afro-Brasileira com o tema: Vozes da África. No  decorrer da semana serão realizadas diversas atividades como debates, mesas redondas, apresentações e outras.
Dentre estas haverá a elaboração de uma gincana, onde os alunos participantes serão divididos em grupos de no máximo 10 pessoas e cada grupo representará um país do continente africano e executará uma série de tarefas, que quando realizadas serão julgadas e receberão uma pontuação correspondente a cada uma.
A equipe formada pelos alunos do 3º Ano ''A'' composta por Mariano, Sthefany, José Roberto, Carol, Damyres, Nathália, George, Ernane, Mauro e Átila; ficaram responsáveis por representar a Somália durante a competição. Para a realização das tarefas a equipe optou pelo tema sustentabilidade, prova disso é a bandeira e o mapa do continente confeccionado pelos alunos com material reciclável e reutilizável (E.V.A e tampas de garrafas pet). Dentre as muitas tarefas a ser realizadas pelos participante, uma delas pede para que cada equipe aborde uma revoltada liderada por negros, a equipe em questão  falará sobre a Revolta da Chibata, ocorrida no Brasil em 1910. Todas as atividades trará muito conhecimento aos alunos envolvidos.
A equipe Somália desenvolveu seus trabalhos de forma dinâmica, harmônica e houve a interação de todo o grupo.
Portanto, todos os integrantes concordam que a gincana é uma excelente atividade desenvolvida pela escola, com o intuito de não somente se divertir, mas de trazer aprendizado, cooperação, competitividade, e acima de tudo a informação, o respeito a diversidade étnica, cultura e religiosa.



Sthefany Cardoso.
Equipe Somália.

I Mostra do Projeto Professor Diretor de Turma - I MOPPDTU (18ª CREDE)


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

2ª Fase Regional da Viagem do Conhecimento


Alunos:
  • Alan Matheus Pires de Brito
  • Andressa Alves de Oliveira Souza
  • Dominique Aparecida Pereira Milfont
  • Lidiane Pereira Gomes
  • Sâmya Alexandre Mendes
Parabéns!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

CONVITE: II Semana Afro-Brasileira

Inserir no ambiente escolar a valorização da cultura negra e suas contribuições como prática no dia-a-dia; transformando a escola num laboratório de descobertas e divulgações de suas produções.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Feliz Dia do Diretor(a)



Mais que um administrador, uma escola precisa ser guiada por quem tem na sua alma o ideal pela educação e a consciência da sua missão em formar profissionais sensíveis ao ser humano.
Diretor de Escola é aquele que luta no dia-a-dia pelo bem estar de toda a sua comunidade escolar. Que DEUS continue te abençoando nessa missão e em sua vida pessoal.

Uma homenagem dos funcionários da EEFM José Alves De Figueiredo a Diretora Graça Valdevino Brito