quinta-feira, 13 de maio de 2010

Histórico da E.E.F.M. José Alves de Figueiredo

A E.E.F.M. José Alves de Figueiredo, sediada em Crato-Ce à rua Getúlio Vargas, 214, vila alta, foi construída em convênio com a secretaria de educação e prefeitura municipal do Crato em 21 de junho de 1966.
Ocupa uma área de 1849m, recebeu o nome de José Alves de Figueiredo em homenagem ao jornalista cratense, um autêntico autodidata, que destacou-se pelos seus conhecimentos nas letras como poeta e escritor, tendo sido vereador e prefeito municipal do Crato.
Essa escola denominava-se até 1975, grupo escolar José Alves de Figueiredo por decreto do governador, publicado no diário oficial do estado no dia 30 de outubro de 1975, que obedecendo a legislação vigente passou a chamar-se escola de 1º grau José Alves de Figueiredo. Em 25 de maio de 1999 foi denominada E.E.F.M. José Alves de Figueiredo em virtude da implantação do ensino médio sob a resolução 430/2009 (recredenciamento em tramitação no CCE).
A instituição conta com 10 salas de aula, sala de multimeios, sala de professores, laboratório educativo de informática, secretaria, sala de professores, cantina, almoxarifado, pátio coberto, sala do núcleo gestor.
Em abril de 2010 a escola entrou em reforma para melhoria da qualidade do ambiente escolar (contemplada com um laboratório de ciências e uma academia de ginástica).
A escola baseando-se na proposta do seu PPP, tem como objetivo educar para a vida, preparando o educando para cursar uma faculdade, inserir-se no mercado de trabalho e sobretudo capacitar os nossos alunos para serem críticos, transformadores e construtores de uma sociedade mais humanitária, mais ativa, capazes de exporem suas opiniões e leva-las a um debate, encontrando soluções para alguns problemas que afligem a sociedade em que vivemos, como por exemplo; a problemática do uso de drogas, o alcoolismo , prostituição, desemprego, desigualdades sociais, entre outros, pois a nossa escola, compreende que educar não é somente ensinar o aluno a ler, escrever, usar fórmulas, mas sim auxiliar o aluno a desenvolver sua capacidade reflexiva, de interação com a sociedade em que vive.
No ano de 2009 a escola desenvolveu alguns projetos educacionais como por exemplo, a Ginmatejaf ( gincana de matemática ) que procurou desenvolver no aluno a sua capacidade de usar o seu raciocínio lógico. A I FEIR@JAF ( Feira de ciências e cultura ) , trabalhou de forma interdisciplinar, com o objetivo de despertar no aluno o gosto pela pesquisa científica e cultural. Tivemos também oficinas de língua inglesa para os alunos do ensino fundamental, que teve como objetivo diminuir as dificuldades que o aluno tem em aprender a língua inglesa, além desses projetos internos, participamos de projetos nacionais, e estaduais como as Olimpíadas Brasileiras de Matemática, SPAECE E PROVA BRASIL. ENEM e vestibular.
Nesse ano de 2010 a escola está e irá participar de vários Projetos : Nacionais, Estaduais e internos,. Por exemplo:

PROJETOS NACIONAIS E ESTADUAIS EM 2010
OLIMPIADAS BRASILEIRAS DE LÍNGUA PORTUGUESA : Os professores tiveram uma capacitação sobre como se trabalhar as olimpíadas em sala de aula, em breve estaremos iniciando as oficinas com os alunos.
OLIMPIADAS BRASILEIRAS DE MATEMÁTICA: Mais uma vez a escola está se preparando para essa olimpíada, através de aulas diversificadas com os professores da área.
SPAECE : A escola trabalhará com aulas específicas quinzenais e Simulados mensais, para melhor preparar os nossos alunos para essa avaliação.
OLIMPIADAS BRASILEIRAS DE FISICA : Onde os alunos demonstrarão o desenvolvimento de suas habilidades nessa área do conhecimento.
XIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTROLOGIA: Os alunos estão recebendo aulas semanais preparatórias com um professor estagiário voluntário do curso de Física da URCA.
PRÊMIO JOVEM CIENTISTA: A escola participará com alunos do ensino médio, cujo tema desse ano é : Energia e Meio Ambiente.
Outros que vierem a acontecer no decorrer do ano.


PROJETOS DE INICIATIVA DA ESCOLA EM 2010.
II GINMATEJAF ( Gincana de Matemática ) , que mais uma vez procurará desenvolver no aluno as suas habilidades de raciocínio lógico.
I SARARU LITERÁRIO: Onde serão trabalhados diversos autores da literatura brasileira, como forma de desenvolver a capacidade critica reflexiva do aluno, suas habilidades de leitura , escrita e de interpretação.
A II FEIRA@JAF ( Feira de Ciências e Cultura ) que tem como objetivo envolver o aluno com a prática da pesquisa científica e cultural.
SIMULADOS PREPARATÓRIOS para o ENEM (professores e alunos participarão do curso O povo no Enem da Demócrito Rocha)
Diversos outros projetos que serão elaborados no decorrer do ano.



Núcleo Gestor:

Diretora: Maria das Graças Valdevino Brito
Coordenadora Escolar: Maria Alice Esmeraldo Paz
Coordenador Escolar: Francisco de Assis Batista
Secretária: Antonia Marleide Ferreira.

2 comentários: