quinta-feira, 13 de maio de 2010

A BIENAL NAS ESCOLAS"CONCURSO DE REDAÇÃO "

Aluno Ytalo Bruno, Diretora Graça e coordenadora Alice da Escola José Alves na Bienal Internacional do livro do Ceará.



A Escola José Alves parabeniza o aluno Ytalo Bruno Amorim Alves Esmeraldo, do 2º ano do ensino médio por ter conquistado o 4º lugar no concurso de redação"A bienal nas escolas". A seguir sua redação.



"SER CULTO É A ÚNICA FORMA DE SER LIVRE"

Qual seria na verdade,o melhor significado para o termo "biblioteca" ? Se seguíssemos apenas as designações em alguns dicionários, poderíamos dizer que se trata de uma coleção de livros e documentos, através da qual estudos e consultas podem ser realizadas. No entanto, essa simples palavra pede uma denominação mais intimista: centro de modificação do indivíduo, bem como de tudo que o cerca.
Os livros continuam a ser as principais fontes de sabedoria,mesmo no mundo globalizado em que vivemos,no qual a informação e comunicação são como organismos vivos em constante mudança. Com isso,principalmente , a biblioteca pública de cada comunidade ganha um ar de abrigo para aqueles que buscam incessantemente o conhecimento.
Por isso, é nesse ambiente de cultura que o indivíduo se torna responsável pela própria evolução intelectual. Isto ocorre,pois com a leitura e,de forma mais abrangente,como o saber,o homem adquire a capacidade de modificar aquilo que está ao seu redor,assim como o que está dentro de si mesma. É desta maneira que devem ser,por exemplo, os cidadãos: libertos pela sabedoria e modificados de sua realidade.
Dessa forma, podemos afirmar que a leitura é a principal forma de libertação do ser humano,uma vez que este é, muitas vezes, alienado e vetado de conhecimento por sua condição de vida. Portanto, além da boa estrutura,boa economia e bons índices de saúde, uma cidade deve possuir muitas bibliotecas

Nenhum comentário:

Postar um comentário