sexta-feira, 14 de maio de 2010

Homenagem ao dia das Mães




No dia em que Deus criou as mães (e já vinha virando dia e noite há seis dias), um anjo apareceu-lhe e disse:
- Por que esta criação está lhe deixando tão inquieto Senhor?
E o Senhor Deus respondeu-lhe:
- Você já leu as especificações desta encomenda? Ela tem que ser totalmente lavável, mas não pode ser de plástico. Deve ter 180 partes móveis e substituíveis, funcionar à base de café e sobras de comida. Ter um colo macio que sirva de travesseiro para as crianças. Um beijo que tenha o dom de curar qualquer coisa, desde um ferimento até as dores de uma paixão, e ainda ter seis pares de mãos.
O anjo balançou lentamente a cabeça e disse-lhe:
- Seis pares de mãos Senhor? - Parece impossível !?!
Mas o problema não é esse, falou o Senhor Deus - e os três pares de olhos que essa criatura tem que ter?
O anjo, num sobressalto, perguntou-lhe:
- E tem isso no modelo padrão?
O Senhor Deus assentiu:
- Um par de olhos para ver através de portas fechadas, para quando se perguntar o que as crianças estão fazendo lá dentro (embora ela já saiba); outro par na parte posterior da cabeça, para ver o que não deveria, mas precisa saber, e naturalmente os olhos normais, capazes de consolar uma criança em prantos, dizendo-lhe: - "Eu te compreendo e te amo! - sem dizer uma palavra.
E o anjo mais uma vez comenta-lhe:
- Senhor...já é hora de dormir. Amanhã é outro dia.
Mas o Senhor Deus explicou-lhe:
- Não posso, já está quase pronta. Já tenho um modelo que se cura sozinho quando adoece, que consegue alimentar uma família de seis pessoas com meio quilo de carne moída e consegue convencer uma criança de 9 anos a tomar banho...
O anjo rodeou vagarosamente o modelo e falou:
- É muito delicada Senhor!
Mas o Senhor Deus disse entusiasmado:
- Mas é muito resistente! Você não imagina o que esta pessoa pode fazer ou suportar!
O anjo, analisando melhor a criação, observa:
- Há um vazamento ali Senhor...
- Não é um simples vazamento, é uma lágrima! E esta serve para expressar alegrias, tristezas, dores, solidão, orgulho e outros sentimentos.
- Vós sois um gênio, Senhor! - disse o anjo entusiasmado com a criação.
- Mas, disse o Senhor, isso não fui eu que coloquei. Apareceu assim...


quinta-feira, 13 de maio de 2010

Histórico da E.E.F.M. José Alves de Figueiredo

A E.E.F.M. José Alves de Figueiredo, sediada em Crato-Ce à rua Getúlio Vargas, 214, vila alta, foi construída em convênio com a secretaria de educação e prefeitura municipal do Crato em 21 de junho de 1966.
Ocupa uma área de 1849m, recebeu o nome de José Alves de Figueiredo em homenagem ao jornalista cratense, um autêntico autodidata, que destacou-se pelos seus conhecimentos nas letras como poeta e escritor, tendo sido vereador e prefeito municipal do Crato.
Essa escola denominava-se até 1975, grupo escolar José Alves de Figueiredo por decreto do governador, publicado no diário oficial do estado no dia 30 de outubro de 1975, que obedecendo a legislação vigente passou a chamar-se escola de 1º grau José Alves de Figueiredo. Em 25 de maio de 1999 foi denominada E.E.F.M. José Alves de Figueiredo em virtude da implantação do ensino médio sob a resolução 430/2009 (recredenciamento em tramitação no CCE).
A instituição conta com 10 salas de aula, sala de multimeios, sala de professores, laboratório educativo de informática, secretaria, sala de professores, cantina, almoxarifado, pátio coberto, sala do núcleo gestor.
Em abril de 2010 a escola entrou em reforma para melhoria da qualidade do ambiente escolar (contemplada com um laboratório de ciências e uma academia de ginástica).
A escola baseando-se na proposta do seu PPP, tem como objetivo educar para a vida, preparando o educando para cursar uma faculdade, inserir-se no mercado de trabalho e sobretudo capacitar os nossos alunos para serem críticos, transformadores e construtores de uma sociedade mais humanitária, mais ativa, capazes de exporem suas opiniões e leva-las a um debate, encontrando soluções para alguns problemas que afligem a sociedade em que vivemos, como por exemplo; a problemática do uso de drogas, o alcoolismo , prostituição, desemprego, desigualdades sociais, entre outros, pois a nossa escola, compreende que educar não é somente ensinar o aluno a ler, escrever, usar fórmulas, mas sim auxiliar o aluno a desenvolver sua capacidade reflexiva, de interação com a sociedade em que vive.
No ano de 2009 a escola desenvolveu alguns projetos educacionais como por exemplo, a Ginmatejaf ( gincana de matemática ) que procurou desenvolver no aluno a sua capacidade de usar o seu raciocínio lógico. A I FEIR@JAF ( Feira de ciências e cultura ) , trabalhou de forma interdisciplinar, com o objetivo de despertar no aluno o gosto pela pesquisa científica e cultural. Tivemos também oficinas de língua inglesa para os alunos do ensino fundamental, que teve como objetivo diminuir as dificuldades que o aluno tem em aprender a língua inglesa, além desses projetos internos, participamos de projetos nacionais, e estaduais como as Olimpíadas Brasileiras de Matemática, SPAECE E PROVA BRASIL. ENEM e vestibular.
Nesse ano de 2010 a escola está e irá participar de vários Projetos : Nacionais, Estaduais e internos,. Por exemplo:

PROJETOS NACIONAIS E ESTADUAIS EM 2010
OLIMPIADAS BRASILEIRAS DE LÍNGUA PORTUGUESA : Os professores tiveram uma capacitação sobre como se trabalhar as olimpíadas em sala de aula, em breve estaremos iniciando as oficinas com os alunos.
OLIMPIADAS BRASILEIRAS DE MATEMÁTICA: Mais uma vez a escola está se preparando para essa olimpíada, através de aulas diversificadas com os professores da área.
SPAECE : A escola trabalhará com aulas específicas quinzenais e Simulados mensais, para melhor preparar os nossos alunos para essa avaliação.
OLIMPIADAS BRASILEIRAS DE FISICA : Onde os alunos demonstrarão o desenvolvimento de suas habilidades nessa área do conhecimento.
XIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTROLOGIA: Os alunos estão recebendo aulas semanais preparatórias com um professor estagiário voluntário do curso de Física da URCA.
PRÊMIO JOVEM CIENTISTA: A escola participará com alunos do ensino médio, cujo tema desse ano é : Energia e Meio Ambiente.
Outros que vierem a acontecer no decorrer do ano.


PROJETOS DE INICIATIVA DA ESCOLA EM 2010.
II GINMATEJAF ( Gincana de Matemática ) , que mais uma vez procurará desenvolver no aluno as suas habilidades de raciocínio lógico.
I SARARU LITERÁRIO: Onde serão trabalhados diversos autores da literatura brasileira, como forma de desenvolver a capacidade critica reflexiva do aluno, suas habilidades de leitura , escrita e de interpretação.
A II FEIRA@JAF ( Feira de Ciências e Cultura ) que tem como objetivo envolver o aluno com a prática da pesquisa científica e cultural.
SIMULADOS PREPARATÓRIOS para o ENEM (professores e alunos participarão do curso O povo no Enem da Demócrito Rocha)
Diversos outros projetos que serão elaborados no decorrer do ano.



Núcleo Gestor:

Diretora: Maria das Graças Valdevino Brito
Coordenadora Escolar: Maria Alice Esmeraldo Paz
Coordenador Escolar: Francisco de Assis Batista
Secretária: Antonia Marleide Ferreira.

A BIENAL NAS ESCOLAS"CONCURSO DE REDAÇÃO "

Aluno Ytalo Bruno, Diretora Graça e coordenadora Alice da Escola José Alves na Bienal Internacional do livro do Ceará.



A Escola José Alves parabeniza o aluno Ytalo Bruno Amorim Alves Esmeraldo, do 2º ano do ensino médio por ter conquistado o 4º lugar no concurso de redação"A bienal nas escolas". A seguir sua redação.



"SER CULTO É A ÚNICA FORMA DE SER LIVRE"

Qual seria na verdade,o melhor significado para o termo "biblioteca" ? Se seguíssemos apenas as designações em alguns dicionários, poderíamos dizer que se trata de uma coleção de livros e documentos, através da qual estudos e consultas podem ser realizadas. No entanto, essa simples palavra pede uma denominação mais intimista: centro de modificação do indivíduo, bem como de tudo que o cerca.
Os livros continuam a ser as principais fontes de sabedoria,mesmo no mundo globalizado em que vivemos,no qual a informação e comunicação são como organismos vivos em constante mudança. Com isso,principalmente , a biblioteca pública de cada comunidade ganha um ar de abrigo para aqueles que buscam incessantemente o conhecimento.
Por isso, é nesse ambiente de cultura que o indivíduo se torna responsável pela própria evolução intelectual. Isto ocorre,pois com a leitura e,de forma mais abrangente,como o saber,o homem adquire a capacidade de modificar aquilo que está ao seu redor,assim como o que está dentro de si mesma. É desta maneira que devem ser,por exemplo, os cidadãos: libertos pela sabedoria e modificados de sua realidade.
Dessa forma, podemos afirmar que a leitura é a principal forma de libertação do ser humano,uma vez que este é, muitas vezes, alienado e vetado de conhecimento por sua condição de vida. Portanto, além da boa estrutura,boa economia e bons índices de saúde, uma cidade deve possuir muitas bibliotecas