quinta-feira, 29 de outubro de 2015

NAÇÃO CARIRI É TEMA DE PALESTRA NA ESCOLA JOSÉ ALVES




Por Epitácio Rodrigues

Alunos do Ensino Médio participaram, nesta manhã (29/10/2015), de uma palestra sobre a Nação Cariri proferida pelo professor da URCA, Antonio José de Oliveira.
Atendendo a um convite das professoras Lucivânvia e Dalva, da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, o professor Antonio José de Oliveira, mestre e Doutorando em História Social pela Universidade Federal do Ceará, ministrou uma palestra sobre a Nação Cariri, para os alunos da Escola José Alves de Figueiredo, nesta manhã de 29 de outubro de 2015, na qual apresentou algumas informações a respeito da origem, da presença e das características da Nação Cariri na região do Crato e cidades circunvizinhas. O evento foi mais é uma das inúmeras atividades pedagógicas realizadas pelos professores da Escola, no decorrer do ano letivo, e se insere no conjunto das ações empreendidas para a realização/vivência do Projeto da Semana Afrobrasileira e Indígena, cuja abertura se dá anualmente na Semana Pedagógica e a culminância na Semana do dia da Consciência negra.
Durante a palestra, o professor Antonio José procurou apresentar as diferenças conceituais entre nação, etnias, índios e nativos. Logo em seguida, apresentou os elementos que ajudam a caracterizar a nação Cariri, a partir do confronto entre a nação cariri e outras nações, ressaltando as peculiaridades de hábitos de consecução de alimentos como caça pesca, agricultura, as indumentárias e pinturas corporais, os ritos e práticas funerárias, enfim o modus vivendi.

Após a explanação, o professor abriu um espaço para perguntas sobre a temática e colocou-se a disposição da escola no que se refere ao assunto por ele abordado. As questões relacionadas à cultura e história Afrobrasileria e indígena é tema recorrente na Escola José Alves, num esforço de valorizar a contribuição dos “nativos” e dos negros africanos e brasileiros na construção da nossa identidade história, cultural, econômica, linguística e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário