quinta-feira, 13 de agosto de 2015

A ESCOLA JOSÉ ALVES: REFORMAR PARA MELHORAR!




Por Epitácio Rodrigues - LEI



Ainda que se diga que até uma árvore pode se tornar uma sala de aula, o espaço escolar, construído objetivando proporcionar aos alunos o acesso à parcela da cultura letrada que se convencionou necessária à sua formação educacional deve ser visto com um lugar que constantemente precisa se adequar às exigências imanentes do processo ao qual se propõe efetivar. Nesse sentido, a Escola José Alves de Figueiredo, no retorno às aulas, após as férias, acolheu alunos, professores, funcionários e núcleo gestor mergulhada num movimento de reforma de alguns espaços internos. Chegando à escola, no dia 03/08/2015, todos encontraram já em andamento a reforma da cantina, cujo objetivo é adequar a sua estrutura às orientações da Vigilância Sanitária, no que diz respeito, sobretudo, à garantia de espaços específicos seja para a acomodação dos utensílios, seja para o armazenar adequadamente os alimentos; além de se observar, é claro, algumas orientações relativas à segurança, como, por exemplo, separar o fogão da geladeira, melhorar a ventilação no espaço interno da cantina ...
Ontem, 12/ 08/ 2015, deu-se início à Reforma da Biblioteca. Neste caso, a preocupação central é garantir a acessibilidade de todos os alunos. De fato, antes, a sala de multimeios funcionava no primeiro andar, sobre a Sala de Informática, e tinha como única forma de acesso uma escada íngrime. Como o tamanho do terreno inviabiliza a construção de uma rampa, a solução foi deslocá-la de onde se encontrava para um espaço no térreo, onde antes funcionava duas salas de aulas. O espaço antes ocupada pela Biblioteca sendo transformado em duas espaçosas salas de aulas.
Assim, apesar de todos os incômodos inerentes a qualquer reforma, as adaptações de salas, a mudança de livros e de outros objetos para lugares provisórios e improvisados, a escola José Alves vive hoje um momento de satisfação adventícia, na medida em que os incômodos do presente, necessários e urgentes, são acolhidos como mediações indispensáveis para garantir que o acesso à educação formal nesta instituição escolar seja otimizado pela melhor distribuição do espaço e sua adequação às exigências do processo educativo com um todo.



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