Por Epitácio Rodrigues - LEI
Ainda que se diga que até uma árvore pode se tornar uma sala de
aula, o espaço escolar, construído objetivando proporcionar aos
alunos o acesso à parcela da cultura letrada que se convencionou
necessária à sua formação educacional deve ser visto com um lugar
que constantemente precisa se adequar às exigências imanentes do
processo ao qual se propõe efetivar. Nesse sentido, a Escola José
Alves de Figueiredo, no retorno às aulas, após as férias, acolheu
alunos, professores, funcionários e núcleo gestor mergulhada num
movimento de reforma de alguns espaços internos. Chegando à escola,
no dia 03/08/2015, todos encontraram já em andamento a reforma da
cantina, cujo objetivo é adequar a sua estrutura às orientações
da Vigilância Sanitária, no que diz respeito, sobretudo, à
garantia de espaços específicos seja para a acomodação dos
utensílios, seja para o armazenar adequadamente os alimentos; além
de se observar, é claro, algumas orientações relativas à
segurança, como, por exemplo, separar o fogão da geladeira,
melhorar a ventilação no espaço interno da cantina ...
Ontem, 12/ 08/ 2015, deu-se início à Reforma da Biblioteca.
Neste caso, a preocupação central é garantir a acessibilidade de
todos os alunos. De fato, antes, a sala de multimeios funcionava no
primeiro andar, sobre a Sala de Informática, e tinha como única
forma de acesso uma escada íngrime. Como o tamanho do terreno
inviabiliza a construção de uma rampa, a solução foi deslocá-la
de onde se encontrava para um espaço no térreo, onde antes
funcionava duas salas de aulas. O espaço antes ocupada pela
Biblioteca sendo transformado em duas espaçosas salas de aulas.
Assim, apesar de todos os incômodos inerentes a qualquer reforma,
as adaptações de salas, a mudança de livros e de outros objetos
para lugares provisórios e improvisados, a escola José Alves vive
hoje um momento de satisfação adventícia, na medida em que os
incômodos do presente, necessários e urgentes, são acolhidos como
mediações indispensáveis para garantir que o acesso à educação
formal nesta instituição escolar seja otimizado pela melhor
distribuição do espaço e sua adequação às exigências do
processo educativo com um todo.
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