quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ProUni - Pré-selecionados têm primeira convocação nesta quinta-feira

Encerrado o prazo de inscrições, na segunda-feira, 21, o Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação registrou 1.032.873 inscritos. Como cada candidato teve a oportunidade fazer até duas opções curso, o total de inscrições foi de 2.011.538. A primeira convocação de candidatos pré-selecionado será feita nesta quinta-feira, 24. O prazo para matrícula na instituição de ensino e apresentação dos documentos relacionados no ato da inscrição vai até o dia 31.

Em 8 de fevereiro será feita a segunda chamada de pré-selecionados. O candidato deve providenciar a matrícula e a apresentação de documentos até o dia 19 do mesmo mês.

Os estados com o maior número de candidatos nesta primeira edição de 2013 foram São Paulo, com 187.489 inscritos; Minas Gerais, com 141.839, e Rio de Janeiro, com 75.935.

Nesta primeira edição de 2013, foram ofertadas 162.329 bolsas de estudos, distribuídas em 12.159 cursos de 1.078 instituições de todo o país. O total de bolsas integrais é de 108.686; o de parciais, 53.643.

O resultado da primeira chamada do programa estará disponível na página do ProUni na internet nesta quinta-feira, 24.

Diego Rocha


Confira o número final de inscritos, por unidade da Federação

  • 17/01 a 21/01- Período de inscrições
  • 24/01 - Resultado da 1ª chamada
  • 24/01 a 31/01- Comprovação de informações - 1ª chamada
  • 08/02 -Resultado da 2ª chamada
  • 08/02 a 19/02 - Comprovação de informações - 2ª chamada
  • 24/02 e 25/02 - Prazo para participar da Lista de Espera
  • 28/02 - 1ª convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições
  • 28/02 a 05/03 - Comprovação de informações - 1ª convocação lista de espera
  • 08/03 - 2ª convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições
  • 08/03 a 13/03 - Comprovação de informações - 2ª convocação lista de espera

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

NÃO BASTA QUERER, É PRECISO TAMBÉM FAZER ACONTECER

Estudante de 15 anos é autorizado pelo Conselho de Educação a cursar Medicina
Redação Web | 117.01.2013

Para conseguir a validação, Tiago fez dois dias de prova

 O estudante Tiago Saraiva, 15 anos, foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação a cursar, a partir de julho deste ano, o curso de Medicina na Universidade Federal do Ceará, campus de Sobral. Tiago foi selecionado após fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no fim do ano passado, quando tinha apenas 14 anos e ainda cursava o primeiro ano do Ensino Médio.

Para conseguir a validação, Tiago fez dois dias de prova, por recomendação do Conselho de Educação e, segundo o diretor da sua escola, mostrou-se apto para receber o diploma de conclusão do Ensino Médio, aos 15 anos de idade. "Ele teve um desempenho excelente nas provas que foram aplicadas. Nossa preocupação agora é com o emocional. Vamos conversar com a família e prestar todo o apoio que ele necessite", enfatiza Carlos Dias. 
Foto: Arquivo Pessoal/ Divulgação


O futuro acadêmico foi aprovado para iniciar no curso de Medicina no segundo período. Até lá, Tiago irá cursar o 2º ano do Ensino Médio, segundo Carlos Dias, a pedido dele mesmo. "Ele é motivo de orgulho e seu exemplo deve ser seguido".
A aprovação de Tiago é analisada pelo reitor da UFC, Jesulado Farias, como um exemplo a ser seguido. "Esse é um momento histórico para a UFC, principalmente por ele ter sido aprovado em um dos cursos mais disputados do país. Ele tem um potencial enorme. Espero que ele tenha, na Universidade, o mesmo desempenho que teve no Ensino Médio", destaca o reitor.
O aspecto emocional não gera preocupação ao reitor. "Não podemos fazer nenhum pré-julgamento sobre o emocional dele. Acredito que um bom acompanhamento fará que ele seja feliz no curso. Estamos preparados para acolhê-lo", pontua.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=352772

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PROUNI 2013 - INSCRIÇÕES ABERTAS!

A partir de hoje (17/01) até o dia 21 de janeiro encontra-se aberto o período de inscrição do Programa Universidade para Todos (Prouni). Somente os estudantes que realizaram as provas do ENEM 2012 – Exame Nacional do Ensino Médio, aplicado nos dias 03 e 04 de novembro, terão a oportunidade de concorrer a bolsas de estudos em instituições privadas do ensino superior.
A partir deste processo seletivo algumas novas regras entrarão em vigor, sendo que a principal mudança é na média mínima que o candidato deve alcançar na nota do ENEM. Agora, o estudante precisa de 450 pontos na nota média das cinco áreas, sem ter zerado a redação. Para fazer esse cálculo é bem simples, basta somar a pontuação alcançada em cada uma das áreas (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação) e dividir o total da somatória por cinco.

Inscrições PROUNI 2013 primeiro semestre

As inscrições para o PROUNI 2013.1 serão efetuadas em etapa exclusiva, por meio do site oficial http://siteprouni.mec.gov.br/, até às 23 horas e 59 minutos do último dia (21/01), levando em conta o horário oficial de Brasília/DF.
Para se inscrever no Prouni é preciso ter em mãos o número de inscrição e a senha do ENEM 2012, ou número do CPF e senha. Você esqueceu esses dados? Não se preocupe! O MEC disponibiliza links no próprio site onde é possível recuperar com facilidade tais informações.
Informando tudo como se pede, cada candidato terá o direito de escolher até dois cursos para concorrer às bolsas, em ordem de preferência, tendo também que optar pela modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cotas). Existe reserva de vagas a pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.
Lembrando que o Prouni 2013 é dirigido aos estudantes que já concluíram o ensino médio em escolas da rede pública, ou como bolsistas integrais em escolas particulares, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos. Salvo exceções a quem é professor em exercício do magistério na rede pública de ensino, com intuito de concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.
Até quem se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (SISU) tem o direito de participar do processo de seleção do PROUNI 2013. O privilegiado em conseguir uma vaga pelo SISU e uma bolsa do Programa deverá escolher a melhor opção, pois não é permitido ser bolsista e estar matriculado em alguma instituição superior pública.
Faça logo sua inscrição e fique atento a todas as datas estabelecidas pelo cronograma PROUNI 2013 primeiro semestre. Boa sorte!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Alunos Comemoram a Formatura do 3º Ano Com Animado Baile

Vocês pensam que acabou mas, está apenas começando...


Na noite da última sexta-feira, 11/01, alunos do 3º ano do Ensino Médio comemoraram o Baile de Formatura Turmas 2012. O evento reuniu alunos, familiares e docentes da EEFM José Alves de Figueiredo na própria escola.
Em clima de descontração, convidados, pais e alunos comemoraram o momento de alegria e saudade em que os estudantes concluem e deixam a escola. O Colégio parabeniza todos os concluintes e familiares por esta grande conquista.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

PROUNI 2013 - Inscrições

O Prouni – Programa Universidade Para Todos seleciona estudantes para ingresso em instituições privadas de ensino superior em todo o país. São oferecidas nestas instituições bolsas integrais e parciais de 50%.

Para concorrer às bolsas oferecidas pelo programa os interessados devem ter participado do último Exame Nacional do Ensino Médio realizado. Portanto, para as duas seleções do Prouni 2013, no primeiro e no segundo semestre (janeiro e junho), só poderão concorrer às bolsas aqueles que participaram do Enem 2012, realizado em todo o país nos dias 03 e 04 de novembro.

O resultado do exame foi divulgado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira no dia 28 de dezembro. Assim os estudantes já podem consultar seus boletins de desempenho individual para saberem se podem participar do Prouni 2013.

O MEC aumentou em 50 pontos a nota mínima exigida para participação. Agora é necessário obter nota média de 450 pontos no Enem, e não 400, como foi até o Prouni 2012. Além disso, candidatos que tenham zerado a redação estão automaticamente excluídos do programa.

Para calcular a nota média deve-se somar as notas obtidas em cada uma das cinco áreas do Enem (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação) e dividir o resultado da soma por cinco. Se o resultado for inferior a 450 pontos o estudante não estará habilitado a participar do programa.

Já os demais requisitos do Prouni 2013 continuam sem alterações. Estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa poderão concorrer às bolsas integrais e estudantes com até três salários mínimos por pessoa poderão concorrer às bolsas parciais de 50%.

Para se candidatar às vagas o candidato precisa ainda ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em instituição particular, desde que comprove condição de bolsista integral.

Nos próximos dias será divulgado o Cronograma do Prouni 2013 completo, com as datas estabelecidas para inscrição no programa, lista de aprovados, as duas chamadas, apresentação de documentação nas instituições participantes e também manifestação de interesse na participação na lista de espera.

Assim que estiverem abertas as inscrições poderão ser efetuadas somente através do site oficial do Prouni, disponível no endereço eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br/.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

INSCRIÇÕES SISU 2013 - De 07 a 11/01

Para realizar a inscrição é necessário acessar o site oficial do Sisu, no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br, e informar número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2012. Em caso de perda será possível recuperar estes dados facilmente através do site oficial do exame.
Será possível escolher duas opções de curso. O candidato também deverá especificar a modalidade de concorrência. Ele poderá concorrer às vagas reservadas pela Lei das Cotas, que prevê que instituições federais de ensino superior reservem pelo menos 12,5% de suas vagas para estudantes egressos do ensino médio em escolas públicas.
Todos os dias pela manhã o sistema atualiza as Notas de Corte do Sisu 2013, que são as notas mais baixas dentro das vagas disponíveis.
Lembre-se de que as inscrições terminam no dia 11 de janeiro (sexta-feira) às 23 horas e 59 minutos de acordo com o horário oficial de Brasília.
A primeira chamada será realizada no dia 14 de janeiro e os estudantes selecionados deverão efetuar matrícula nos dias 18, 21 e 22 de janeiro, apresentando a documentação nas instituições para as quais se inscreveram.
A segunda chamada será divulgada no dia 28 de janeiro. Estudantes selecionados deverão entrar em contato com as instituições para a efetivação da matrícula nos dias 01, 04 e 05 de fevereiro.
Quem não for selecionado nestas duas primeiras chamadas poderá manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Sisu 2013, acessando o site oficial do sistema entre os dias 28 de janeiro e 08 de fevereiro. A lista de espera será divulgada para que as próprias instituições realizem suas convocações.

Feliz Volta às Aulas

O nosso caminho é feito
Pelos nossos próprios passos…
Mas a beleza da caminhada…
Depende dos que vão conosco!
Assim, neste NOVO ANO que se inicia
Possamos caminhar mais e mais juntos…