segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Olimpíada de Geografia

No dia 24 de setembro de 2011 os alunos abaixo relacionados participaram da 2ª fase da Olimpíada de Geografia, uma competição estudantil de nível nacional, patrocinada pela revista Veja e a Nathional Geogrape.
* Jorge Gonçalves de meneses .....................................1º B
* Flávia Gabriela Pereira Pascoal de Melo .................1º A
* Lidiane Pereira Gomes ..............................................8º A
* Dominique Aparecida Milfont ...................................8º A
* Alex Silva Santos .......................................................9º A
A Prova teve duração de 3 horas, iniciando às 10 e terminando às 13 horas no Colégio Batista do Cariri, localizado na rua São Paulo, 797 - centro de Juazeiro do Norte-CE.










quarta-feira, 5 de outubro de 2011

EEFM José Alves de Figueiredo participa da V FECITEC

Durante os dias 29, 30,31 (agosto) e 01 de setembro, a EEFM José Alves de Figueiredo participou da V FECITEC - FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA, SUL DO MARANHÃO com o projeto intitulado: “ Conceito e preconceito quanto ao uso e conservação da caatinga”. Os alunos do 1° e 2°ano, orientados pelo professor Luciano Francisco de Melo, apresentaram para um público diversificado de alunos e professores a riqueza biológica da caatinga nordestina; bem como a importância de sua preservação e a conscientização de que o bioma é pouco explorado cientificamente.



segunda-feira, 27 de junho de 2011

Alunos da Escola José Alves realizam questionário


Os alunos da Escola José Alves de figueiredo, realizaram hoje o questionário do Projeto Diretor de turma, na supervisão dos professores: Wanilly, Cecilia, Luciano e Silvanir. Os alunos ficaram satisfeitos em postarem suas opiniões a respeito do projeto, a atividade teve um bom êxito.
O Projeto tem como objetivos, favorecer a articulação entre os professores, alunos, pais e responsáveis, buscando promover um trabalho cooperativo, especificamente, entre professores e alunos, no sentido de adequar estratégias e métodos de trabalho; tornar a sala de aula uma experiência gratificante, em que todos os professores da turma, familiares, gestão, comunidade escolar, com respectivas parcerias, unam-se com o objetivo de proporcionar uma educação que vise a excelência; manter a assiduidade dos alunos, estimulando sua permanência na escola e elevando o grau de sucesso da aprendizagem; oferecer uma educação sustentável que contemple a formação cidadã do educando, estimulando sua participação na vida social, com a tomada de consciência dos problemas que afetam a humanidade e motivar os alunos para aprendizagens significativas e encorajá-los a ter perspectivas otimistas quanto ao seu futuro pessoal e profissional.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

1º simulado SPAECE 2011 - ENSINO FUNDAMENTAL, EJAS E ENSINO MÉDIO

Nesta sexta-feira dia 29 de abril acontecerá o 1º simulado do SPAECE na Escola, no proposito de melhorar seus resultados e consequentemente a aprendizagem dos seus alunos, vem trabalhando os descritores e questões do SPAECE/ENEM no cotidiano escolar.

O SPAECE compreende as vertentes:
Avaliação de Desempenho Acadêmico, Avaliação Institucional e Estudos e Pesquisas Educacionais. Na primeira vertente, de natureza externa, o Sistema investiga as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.

Na vertente da Avaliação Institucional, de natureza essencialmente interna, o Sistema possibilita à escola, através da Auto-Avaliação e da Avaliação de Desempenho do Núcleo Gestor, conhecer e aperfeiçoar as inter-relações, os serviços prestados, o desempenho do corpo docente e discente, dos funcionários e gestores. É considerada fundamental para a implementação de mudanças no cotidiano escolar, principalmente no sentido de revitalizar a Proposta Pedagógica da Escola.

A terceira vertente compreende Estudos e Pesquisas Educacionais, bem como Avaliações de Programas, demandadas pela SEDUC. De natureza eminentemente qualitativa, a realização dos Estudos e Pesquisas possibilita aprofundar o conhecimento das situações-problema e das tendências detectadas nas avaliações quantitativas do sistema. As Avaliações de Programa, com propósitos formativos e somativos, subsidiam a tomada de decisão para a formulação e correção de rumo das ações implementadas.

terça-feira, 15 de março de 2011

Biografia de José Alves de Figueiredo



José Alves de Figueiredo nasceu em Crato em 28/04/1878 e faleceu em 25/02/1961, era casado com Emília Viana de Figueiredo, com quem teve oito filhos.
Começou a trabalhar ainda adolescente com tios numa botica, depois formou-se em farmácia e tornou-se dono do estabelecimento, era conhecido como Zuza da Botica, respeitado e conhecido como um homem nobre, de posições políticas coerentes e humanitárias, preocupado com causas populares, “defensor de sua terra e sua gente”.
No seu estabelecimento se reuniam os intelectuais e membros da elite para debater temas da política local e nacional, foi prefeito da cidade entre os anos 1925-1926, nesse período foi lançada a pedra fundamental da Estação Ferroviária do Crato.
Participava ativamente de campanhas de proteção das reservas florestais, por isso, ficou conhecido como “defensor de nossas matas”.
Em 1934, foi preso por publicar um artigo jornalístico em favor da comunidade do Caldeirão, apesar disso, em1936 foi um dos poucos membros da elite caririense que por ocasião da destruição da Comunidade do Caldeirão, posicionou-se contra a atitude do governo e a ação militar contra a comunidade e buscou meios legais para reparar os danos sofridos pelo povo e reaver bens materiais que lhes foram expropriados durante a ação militar da qual a comunidade foi vítima.
Era jornalista, escritor, poeta e charadista, fundador do jornal Sul do Ceará, Crato-Jornal, redator do Correio do Cariri e restaurador, em 1924, do Jornal O Araripe.
Escreveu três livros:
- Versos Diversos
- O Beato José Lourenço
- Ana Mulata 
Fontes:
AQUINO, João Lindemberg. Roterio Biográfico das ruas de Crato, 1969.
BORGES, Raimundo de Oliveira. Crato Intelectual. Crato: Itaytera, 1995, 365 pág. 1 vol.